10ª edição do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância

13 Mar 2019

O Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância tem o objetivo de engajar formuladores de políticas públicas, gestores públicos e representantes da sociedade civil em um diálogo a respeito da ciência do desenvolvimento da primeira infância e sobre quão efetivos podem ser sua aplicação para a resolução de um dos mais complexos problemas sociais brasileiros.

A formação possui dois módulos presenciais e atividades à distância. No programa de 2019, o 1º Módulo acontece entre os dias 04 e 09 de agosto de 2019 na Universidade de Harvard, localizada na cidade de Cambridge/MA nos EUA. O 2º Módulo tem duração de 2 dias e acontecerá no Insper, em São Paulo (novembro, datas a confirmar).

Além disso, entre os meses de agosto e novembro é esperada uma dedicação mínima de 19 horas, para os participantes darem sequência ao trabalho em pequenos grupos, com foco em desenvolver e refinar seus projetos que visem a promoção do desenvolvimento infantil, levando em consideração as experiências prévias e os conteúdos apresentados no curso.

A edição de 2019, disponibilizará 60 vagas para participantes, das quais 30 serão para pagantes e 30 para convidados das organizações financiadoras do Programa e do Núcleo Ciência Pela Infância.

O Programa destina-se aos formuladores de políticas públicas, gestores públicos, representantes de organizações multilaterais, pesquisadores e líderes de organizações da sociedade civil, empresas de investimento social ou empresas.

Serão selecionados para participar do programa, prioritariamente, profissionais com ensino superior completo, que tenham capacidade de articulação e poder decisório para influenciar novas práticas, políticas e programas voltadas à primeira infância, com atuação nessa temática ou áreas relacionadas.

Não é pré-requisito fluência em inglês, todas as sessões terão tradução simultânea.

Os candidatos selecionados serão notificados e terão um prazo de 30 dias para realizar o pagamento, que deverá ser feito diretamente à Universidade de Harvard em 1 única parcela, podendo ser realizado através de transferência bancária internacional ou por cartão de crédito.

O valor do investimento é US$ 8.475,00 (oito mil quatrocentos e setenta e cinco dólares americanos) e inclui todas as atividades curriculares e materiais de apoio, 5 noites de hospedagem em quarto individual em Cambridge, 2 noites de hospedagem em quarto individual em São Paulo, todos os cafés da manhã e almoços, durante o período do curso, e 3 jantares (sendo dois nos Estados Unidos e um no Brasil). As passagens aéreas, translado, passaporte e visto são de responsabilidade de cada participante.

Aqueles que tenham 90% de frequência nas atividades presenciais e desenvolverem um trabalho em grupo, conforme os requisitos do curso, receberão um certificado do NCPI,  com assinatura de representantes das 7 organizações que constituem a iniciativa (Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Insper, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Center on the Developing Child e David Rockefeller Center for Latin American Studies ambos da Universidade de Harvard, Fundação Bernard van Leer e Porticus).

As raízes de uma sociedade saudável e produtiva podem ser construídas na primeira infância. Uma liderança forte e atuante no setor social pode alavancar o crescimento e o desenvolvimento nacional, estabelecendo as bases para um país mais próspero e justo.

SERVIÇO:
Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância

Módulo 1
Data: 04 a 09 de agosto de 2019
Local: Universidade de Harvard, Cambridge (EUA)

Módulo 2
Data: novembro de 2019 (dias a serem definidos)
Local: Insper – São Paulo (SP)

Investimento: US$ 8.475,00 (oito mil quatrocentos e setenta e cinco dólares americanos)

INFORMAÇÕES GERAIS:

Em 2012, o NCPI criou o Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância. Uma formação de 80 horas que busca sensibilizar, capacitar e mobilizar lideranças para atuarem para o pleno desenvolvimento das crianças na primeira infância.

Com duração aproximada de quatro meses, o programa é composto por dois módulos presenciais, um realizado nos Estados Unidos, na Universidade de Harvard, e o segundo, no Brasil, no Insper. Entre estes módulos são realizadas atividades à distância.

A formação destina-se a lideranças, tais como formuladores de políticas públicas, aos gestores públicos e privados, representantes de organizações multilaterais e às lideranças de organizações da sociedade civil.

Foram realizadas nove edições que contaram com 509 participantes.

O programa proporciona aos participantes o conhecimento e ferramentas necessárias para desenhar e implementar políticas públicas e programas sociais eficazes, tendo contribuído para a formação de ao menos 28 iniciativas, entre elas o Marco Legal da Primeira Infância.

Corpo docente:

O curso é conduzido por um grupo misto de professores universitários internacionais e brasileiros devidamente reconhecidos nas ciências biológicas, comportamentais, sociais, humanas e de liderança. O corpo docente do curso já contou, entre outros, com os seguintes professores:

Jack P. Shonkoff, M.D. – Professor de Saúde Infantil na Harvard School of Public Health e na Harvard Graduate School of Education; Professor de Pediatria na Harvard Medical School and Children’s Hospital Boston; Diretor do Center on the Developing Child da Harvard University.

Charles Nelson III, Ph.D. – Professor de Pediatria e Neurociência na Harvard Medical School; Diretor de Pesquisa da cadeira Richard David Scott em Pesquisa Médica de Desenvolvimento da Pediatria no The Developmental Medicine Center; Diretor do Laboratories of Cognitive Neuroscience, Boston Children’s Hospital.

Ricardo Paes de Barros, Ph.D. – Economista Chefe do Instituto Ayrton Senna e Professor no Insper.

Pia Brito – Diretora Global, Unidade de Desenvolvimento da Primeira Infância do UNICEF.

 

Clique aqui e inscreva-se.