Seminário de lançamento do livro "Acolhimento institucional de Crianças e Adolescentes"

14 Set 2018

Foto: TJPA

Estão abertas inscrições para o seminário “Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes – Contribuições para Boas Práticas”, que ocorrerá em 28 de setembro no Auditório Des. Wilson Marques, no Fórum Criminal da Capital, de 8h30 às 11h30. As inscrições podem ser realizadas no Portal do TJPA .
 
O seminário promoverá o lançamento e a divulgação do livro “Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes: Teorias e Evidências Científicas para Boas Práticas”, que reúne artigos sobre o tema organizados pela Universidade Federal do Pará (UFPA). A publicação é resultado de pesquisa realizada pelo curso de pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, de 2012 a 2014, em instituições de acolhimento de quatro regiões do Pará. A pesquisa teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Universidade a Amazônia (Unama) e da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ). O livro reúne práticas positivas no acolhimento institucional de crianças e adolescentes e tem a participação das servidoras do TJPA Fabíola Brandão e Rosana Barros, vinculadas à CEIJ em sua elaboração.
 
A mesa de abertura será coordenada pelo coordenador estadual da Infância e Juventude (Ceij) do TJPA, desembargador José Maria Teixeira do Rosário, com a participação da professora Dra. Celina Magalhães, diretora do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento da UFPA. 
 
Com a previsão de início às 9h30, a segunda mesa vai tratar do Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes: Contribuições para boas práticas, com a  professora Dra. Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluscheke, uma das autoras do livro. Em seguida, haverá a apresentação e lançamento do livro pela professora Dra. Lilia Iêda Chaves Cavalcante, organizadora e também coautora, sob coordenação da psicóloga mestra Fabíola Brandão, servidora do TJPA.
 
O seminário é direcionado a magistrados e servidores do TJPA, assim como promotores de justiça da infância e servidores do Ministério Público; defensores públicos e servidores da Defensoria Pública; conselheiro tutelares; conselheiros de direitos do COMDAC e CEDCA; escola de conselhos; diretores e servidores da área da assistência social e demais operadores do direito do sistema de justiça que atuam na rede de serviços de atendimento à crianças e adolescentes.
 
O seminário é promovido pela Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) e pelo curso de pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas do TJPA. Dúvidas ou Informações, ligar para a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal, nos telefones 3252-7183 ou 3252-7185.