Justiça Restaurativa: audiência discute método em Câmara de MS

04 Jul 2017

Por: TJMS

Na próxima segunda-feira (3), a partir das 9 horas, na Câmara dos Vereadores de Campo Grande, a Coordenadoria da Infância e Juventude de MS (CIJ) realizará uma audiência pública para falar sobre um projeto de lei que institui a Semana Municipal da Justiça Restaurativa.

A juíza Katy Braun do Prado, que responde pela CIJ, falará sobre Justiça Restaurativa nas Escolas, uma alternativa para prevenção de conflitos na comunidade escolar. A audiência é uma proposição do vereador André Salineiro.

Não é a primeira vez que a CIJ realiza uma audiência pública para tratar da Justiça Restaurativa.

No dia 23 de junho, a juíza Katy Braun e a equipe da Justiça Restaurativa estiveram em Dourados participando de uma audiência pública para discutir o enfrentamento à violência no ambiente escolar.

Para quem não conhece, a Justiça Restaurativa é conhecida como justiça transformadora. É a prática da conscientização por transformar atitudes, um novo modelo de justiça que amplia a ação a partir da perspectiva da vítima e da consideração do sofrimento ocasionado pela violência. 

Os técnicos que atuam na Justiça Restaurativa realizam os círculos de construção de paz, com objetivo de sensibilizar quanto às práticas pacíficas para resolução de conflitos escolares, utilizando o diálogo como ferramenta e os valores da justiça restaurativa: empatia, empoderamento, esperança, honestidade, humildade, interconexão, participação, percepção, respeito e responsabilidade, tudo com o intuito de resgatar a dignidade humana e disseminar a cultura da paz.