TJPB: Curso de Media Training para novos juízes prioriza bom relacionamento com a imprensa

12 Jul 2017

Por: TJPB
Foto: TJPB

Aconteceu, na tarde desta terça-feira (11), na Escola Superior da Magistratura (Esma), mais um encontro da Oficina de Media Training, dirigida aos juízes Francisco Thiago da Silva, Carmen Helen Agra de Brito e Pedro Davi Alves de Vasconcelos, que estão participando do curso de formação inicial para magistrados. Na ocasião, os juízes tiveram a oportunidade de ouvir experiências compartilhadas pelo juiz Adhailton Lacet, coordenador de Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba.

O curso, com carga horária de 24h, está sendo ministrado pela professora Valéria Sinésio, mestra em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba. O principal objetivo é debater sobre o papel dos magistrados na colaboração com a imprensa, para que as notícias do judiciário sejam transmitidas de forma clara, para compreensão da sociedade. Valéria Sinésio recebeu, durante os debates, a colaboração da jornalista Larissa Pereira e dos juízes José Ferreira Ramos Júnior e Adhailton Lacet Correia Porto.

No debate desta terça, o juiz Adhailton Lacet abordou a importância do bom relacionamento com a imprensa, o uso da linguagem objetiva e o cuidado com a boa imagem do Judiciário. Segundo ele, “toda informação que esclareça sobre o trabalho do Judiciário é uma prestação jurisdicional. Não diretamente, como a que é dada em um processo judicial, mas presta esclarecimento até para que as pessoas possam saber como se conduzir, ao procurar a justiça. Por isso, é importante clareza, e estar disposto a colaborar com a verdade, para não haver equívocos.”

A juíza Carmen Helen Agra, que participou da oficina, destacou a relevância do curso: “é importante, porque nos direciona a traduzir o direito para a população, desmistificando o “jurisdiquês”. Também aprendemos a atender os jornalistas e refletimos sobre o comportamento dos magistrados nas mídias sociais, temos que dar exemplo e ter um posicionamento adequado ao cargo. Tudo isso é muito relevante pra nós”, relatou.

Segundo Valéria Sinésio, além dos debates, estão acontecendo atividades práticas, com entrevistas em rádio e TV, por exemplo. Como jornalista por formação, ela destaca que a importância deste curso abrange também a imprensa. “O bom relacionamento com a mídia é bom para o Judiciário, bom para o jornalista e, principalmente, para a população. O grande valor do curso de Media Training é aproximar”.

A avaliação do juiz Adhailton Lacet sobre a oficina também foi positiva, ele defende que “merece aplausos, porque no passado não tínhamos essa oportunidade, e os novos juízes estão sendo capacitados a se comportar à frente dos meios de comunicação.”

O curso é realizado a partir de uma parceria entre a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e as Escolas dos estados que realizam concursos para juízes. A previsão é de que as aulas aconteçam até a primeira semana de agosto.