Campanha de adoçao tardia será lançada pela Vara da Infância do Rio em evento da OAB

25 Out 2017

Por: Abraminj com informações de Tribuna do Advogado

A 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do Rio de Janeiro vai firmar parceria com o Fluminense Futebol Clube com a finalidade de incentivar a adoção tardia de crianças de sete a 17 anos. O projeto prevê o lançamento da campanha “Adote um Vencedor”, com apoio da PUC-Rio, da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (Angaad) e outros parceiros. O projeto será apresentado durante a terceira edição do evento “Caminhos da Adoção”, que acontece no dia 30/10, no Rio de Janeiro.

Caminhos da Adoção

O evento Caminhos da Adoção é promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) da OAB/RJ e tem como tema “Criança como Sujeito de Direitos”. A série de palestras discute o aprimoramento no atendimento às crianças e adolescentes, às pessoas interessadas em adotar e a melhora no serviço dos profissionais que trabalham neste universo.

Segundo a presidente da CDCA, Silvana do Monte Moreira, o debate se dá a partir de um aumento significativo na busca pela adoção no país nos últimos anos. A presença no evento tem validade para os procedimentos de habilitação da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro.

Entre os temas que serão abordados estão os aspectos jurídicos do processo de adoção, e a necessidade de se analisar a individualidade e história de vida de cada uma das crianças. O evento contará com profissionais da área jurídica ligados à matéria, mas também com psicólogos e presidentes de comissões da casa que dialogam de alguma forma com os temas tratados, como é o caso do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ, Luis Cláudio Freitas, que mediará o painel sobre as adoções necessárias; e da presidente da comissão OAB Mulher, Marisa Gaudio, que será a mediadora da mesa de apresentação do projeto Entregar é proteger.

A inscrição é gratuita pelo email cdca@oabrj.org.br, porém será cobrado o valor de R$ 30 para os participantes que quiserem emissão de certificado. Mais informações pelo telefone: (21) 2272-2053.