Adolescentes assumem o controle de reunião com conselheiros da Fiesp para pautar direitos da infância nas empresas

22 Nov 2017

Foto: Unicef

Ação faz parte de comemorações globais do UNICEF pelo Dia Mundial da Criança

Duas adolescentes da Zona Leste de São Paulo preparam-se para quebrar a rotina de uma das mais importantes reuniões que acontecem no 14º andar da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) amanhã, dia 22 de novembro.

Kaylane Oliveira, 15 anos, e Andressa Santos Monteiro, 14, assumirão o lugar do presidente Paulo Skaf para conversar com cerca de 30 integrantes do Conselho Superior Estratégico da Fiesp sobre a importância das empresas na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

"Vai ser um momento incrível, porque geralmente os adultos têm medo de ouvir os jovens. Eles sempre acham que pode sair alguma besteira. Mas a gente tem muito a dizer, e pode ajudar a melhorar as coisas", anima-se Kaylane.

A atividade faz parte das celebrações do Dia Mundial da Criança, comemorado em 20 de novembro em todo o mundo, e que no Brasil estende-se por toda a semana. Batizada no Brasil de #CriançasNoControle, soma-se à estratégia global do UNICEF, que acontece em vários países e envolve artistas, políticos, atletas, entre outras personalidades e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da participação de crianças e adolescentes nas decisões que afetam sua vida.

Em São Paulo, as adolescentes se somarão a outros meninos e meninas e terão a oportunidade de debater sobre os direitos da infância e adolescência com o prefeito João Doria e os secretários municipais de Direitos Humanos, Assistência Social, Saúde e Educação, no dia 23 de novembro.

"Serão dias divertidos, de crianças e adolescentes para crianças e adolescente, mas com um propósito bastante sério. São dias que marcam a importância de dar voz a meninos e meninas e garantir que eles sejam protagonistas nas decisões que afetam a sua vida", explica Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil.

O grupo de adolescentes que participa das atividades em São Paulo é atendido pelo serviço de proteção básica da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio de convênio com a Obra Social Dom Bosco.

Sobre o Dia Mundial da Criança – Em 1954, a ONU escolheu 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança das Nações Unidas, em um esforço para colocar luz sobre os problemas enfrentados por meninas e meninos em diferentes partes do mundo.

Exatamente 35 anos depois, no dia 20 de novembro de 1989, a Assembleia Geral da ONU aprovou a Convenção sobre os Direitos da Criança, que se tornou o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado na história mundial. A Convenção tem sido um instrumento fundamental para colocar as crianças – e a garantia de seus direitos – no centro da agenda global de direitos humanos e das pautas de desenvolvimento nacionais.

A partir de 2017, o UNICEF quer fortalecer o dia 20 de novembro, criando um momento único "para crianças, feito por crianças". A proposta é aproveitar a data para aumentar a consciência global sobre os desafios da infância e dar a todas as crianças do mundo a oportunidade de se expressar – falar sobre suas preocupações e expor suas ideias, como agentes de mudança, mobilizando novos apoiadores para a causa da infância e para o trabalho do UNICEF no mundo.

Saiba mais sobre o Dia Mundial da Crianca 2017 #CriançasNoControle

Siga as ações da iniciativa #CriançasNoControle nas redes sociais do UNICEF Brasil: FacebookTwitterInstagram e YouTube

Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.

Mais informações
Comunicação – UNICEF Brasil
Pedro Ivo Alcantara, (61) 98166 1636, pialcantara@unicef.org
Elisa Meirelles Reis, (61) 3035 1979, ereis@unicef.org