Começa o XXII Fonajuv

23 Mar 2018

Por: Abraminj com informações do TJES
Foto: Abraminj

Nesta quinta-feira, dia 22 de março, teve início a 22ª edição do Fórum Nacional da Justiça Juvenil (Fonajuv), no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). A Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude - Abraminj, que apoia o evento, esteve representada por seu presidente Renato Rodovalho Scussel, que integrou a mesa de abertura. O presidente do TJES, desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos, iniciou a solenidade agradecendo aos organizadores pelo trabalho e desejou boas-vindas aos presentes e sucesso aos palestrantes para que “nos brindem com seus auspiciosos e brilhantes conhecimentos de enorme relevância para o fomento de nossa sociedade”.Em seguida, a presidente do Fonajuv, juíza Ana Cristina Borba Alves, falou da relevância das discussões e aprendizados que o Fórum proporciona para juízes de todo o Brasil, que têm competência na área infracional e na execução de medidas socioeducativas: “Com estas discussões, aprendi muito sobre várias questões do sistema socioeducativo brasileiro. O Fórum é itinerante e nos oferece a oportunidade de percorrer várias regiões do Brasil e assim ver as realidades e dificuldades, assim como os projetos exitosos, sendo muito produtivo cada encontro”, disse a presidente. A parte da manhã foi contemplada com apresentação cultural de socioeducandos, em parceria com a Faculdade de Música Estadual (Fames).

Também fizeram parte da mesa de honra Jorge Henrique Valle dos Santos (Presidente do TJES), Ana Cristina Borba Alves (Presidente Fonajuv), César Colnago (Vice-Governador do estado), Janete Vargas Simões (desembargadora - NUPEMEC/TJES), Alexandre Takashima (juiz auxiliar do CNJ), Sandra Mara V. Fraga (Defensora Pública-Geral); Elda Márcia M. Spedo (Procuradora-Geral de Justiça); Homero Junger Mafra (presidente da OAB-ES) e Casimira Benge (Unicef).

A tarde foi reservada aos juízes para visita à Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica. No final do dia, foram apresentadas experiências que tiveram êxito nos Tribunais de Justiça Estaduais. A experiência do Judiciário do Espírito Santo foi mostrada pelo juiz Vladson Bittencourt, que falou sobre a visita monitorada na medida socioeducativa de internação e o projeto de meio aberto Reescrevendo Histórias.

 

Também serão apresentados os projetos: Estímulo à Aprendizagem Social, pelo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-15), João Batista César; Escrevendo e Reescrevendo Nossas Histórias, pelo juiz Vanderley Oliveira (TJPA); Criando Juízo, pela juíza Vanessa Cavalieri (TJRJ); Se a Vida Ensina, eu sou Aprendiz, pelo juiz Marcelo Tramontini (TJRO); e Oficinas Profissionalizantes no Cumprimento de Medidas Socioeducativas, pelo juiz Evandro Rizzo (TJSC).

Encontro segue na sexta-feira

O encontro continua na sexta-feira (23), quando serão apresentados, discutidos e votados os enunciados que, aprovados, servirão de referência para os magistrados que atuam na área da Justiça Juvenil. A apresentação será feita pelos juízes Vladson Bittencourt (TJES), Brigitte Remor de Souza May (TJSC) e Eguiliell Ricardo da Silva (TJMS), sob a coordenação da presidente do Fonajuv, juíza Ana Cristina Borba Alves (TJSC).

Apoio

O evento é realizado pelo Fórum Nacional da Justiça Juvenil e pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJES, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj) e pela Associação dos Magistrados do Estado do Espírito Santo (Amages).

Confira as apresentações deste primeiro dia de encontro:

Fortalecimento da medida de Semiliberdade

Quantitativo de adolescentes internos no Brasil

Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de MSE de LA e PSC

 

Veja as notícias sobre o evento no site do TJES

Investimentos que o ES vem fazendo na área da infância e da juventude foram destaques na solenidae de abertura do FONAJUV

Juízes do Fonajuv visitam unidade de internação socioeducativa no Espírito Santo