Doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente via IRPF batem recorde em 2018

18 Mai 2018

Por: Receita Federal/Ministério da Fazenda

As doações aos fundos dos direitos da criança e do adolescente bateram recorde em 2018, segundo dados da Receita Federal, após a adesão de diversos órgãos às campanhas, especialmente a do TJRO, denominada Declare Seu Amor, apoiada também pela Abraminj. Veja abaixo a notícia do site da Receita Federal.

A Receita Federal arrecadou, por meio das declarações do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) 2018, cerca de R$ 67,88 milhões destinados aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA), a maior cifra desde 2013, quando as doações começaram a ser feitas via DIRPF. A quantidade de doações também superou os anos anteriores, atingindo a marca de 62.688. Cabe ressaltar que esses dados são preliminares, podendo sofrer alterações durante o seu processamento.

Após apurados os valores recebidos por cada fundo, a Receita Federal verifica se eles cumprem os requisitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e só então realiza o repasse dos recursos doados. A previsão é que esse repasse aconteça até o início do segundo semestre de 2018.

O gráfico abaixo mostra a evolução das doações realizadas aos FDCA por meio da DIRPF ao longo dos anos:

Clique aqui para saber como pessoas físicas e jurídicas podem doar valores do seu imposto sobre a renda para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. O guia sobre benefícios fiscais foi elaborado pela Delegacia da Receita Federal do Brasil em Caxias do Sul/RS em parceria com alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade de Caxias do Sul, no âmbito do projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).