4ª Semana do Bebê do Recife tem mais de 600 atividades em prol da primeira infância

23 Mai 2018

Por: Unicef

A Prefeitura do Recife preparou mais de 600 atividades desta segunda-feira (21) até o próximo domingo (27). A programação inclui palestras, atividades recreativas e diversos serviços destinados às crianças e aos familiares

Recife, 21 de maio de 2018 – A Prefeitura do Recife dá início, nesta segunda-feira (21), à programação da 4ª Semana do Bebê do Recife, realizada com a parceria estratégia do UNICEF. Uma força tarefa de dez secretarias municipais está envolvida nas mais de 600 atividades que serão realizadas em prol da primeira infância até o domingo 27 de maio. Ocorrerão palestras, oficinas, rodas de conversa, atividades recreativas, contação de histórias, resgate de antigas cantigas de ninar, orientações de saúde e diversos serviços destinados a crianças, familiares e profissionais da prefeitura. A abertura da Semana do Bebê será no Teatro Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, às 8h da segunda.

Com o objetivo de discutir a construção de vínculos familiares e comunitários, a 4ª Semana do Bebê do Recife terá como tema: “Gerando afeto, construindo vínculos”. A programação é extensa e prevê ações em todas as seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade, como creches, unidades de saúde e parques. Uma exposição fotográfica com imagens das ações da Prefeitura do Recife em prol da primeira infância estará no Shopping RioMar, no Pina, ao longo de toda a Semana do Bebê. A programação da semana contará ainda com o reforço de ONGs mobilizadas pelo Transforma Recife para a realização de trabalhos voluntários ao longo da programação, como contação de histórias em creches, por exemplo.

Na segunda-feira, a abertura da Semana do Bebê contará com palestra do pediatra Daniel Becker, que é pesquisador do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e um dos criadores do programa Saúde da Família. À tarde, a partir das 14h, haverá atividades na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria. A programação da unidade de saúde inclui contação de histórias, dança com os bebês e oficina do Projeto Geração Afeto, que visa estimular as relações afetivas entre as famílias e as crianças nos primeiros anos de vida.

Na terça-feira (25), às 8h, a primeira criança nascida durante o período de realização da Semana do Bebê receberá a chave da cidade e o cargo simbólico de bebê-prefeito. Já na tarde da terça, às 14h, haverá contação de histórias e dança com bebês na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria.

Na quinta-feira (24), os destaques da programação serão as atividades no Centro Comunitário da Paz (Compaz) do Alto Santa Terezinha, onde haverá natação para bebês, contação de histórias e oficina de massagem shantala e psicomotricidade para crianças. Já o Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, receberá, na sexta-feira (25), contação de histórias, aulinhas de futsal e futebol de campo para as crianças.

Na sexta, o edifício-sede da Prefeitura também será palco para as atividades da Semana do Bebê. A partir das 8h, será inaugurada a sala de amamentação para a mulher trabalhadora. Também serão disponibilizadas bicicletas adaptadas para crianças com deficiência na atividade batizada de Bike sem Barreiras.

Até mesmo o gabinete do prefeito Geraldo Julio será ocupado pelos bebês. Os alunos da Creche-escola Doutor Albérico Dornelas Câmara sairão do 1º andar do edifício-sede da prefeitura, onde funciona a unidade de educação infantil, e subirão até o 9º andar para participar de uma contação de histórias na sala do gestor municipal. Na tarde da sexta, às 14h, o Terreiro Pai Everaldo, em Água Fria, recebe a ação Ninar nos Terreiros, em que os participantes aprendem maneiras de cuidar de crianças utilizando elementos da cultura africana.

Com a proposta de inclusão em todos os âmbitos, o projeto Praia Sem Barreiras também terá uma edição especial dedicada às crianças. O Criança sem Barreiras proporcionará banho de mar assistido para as crianças com deficiência na Praia de Boa Viagem, na manhã do sábado (26).

O encerramento da 4ª Semana do Bebê será no Festival Recife Urbana Arte (R.U.A.), no Bairro do Recife, no domingo (27). O polo infantil será montado na Avenida Marquês de Olinda, onde estão programados brinquedos infláveis, oficina de pintura corporal e outras atividades recreativas. A programação para as crianças se estende das 9h às 18h. A partir das 16h, Carol Levy vai divertir meninas e meninos com contação de histórias.

Plataforma dos Centros Urbanos – A Semana do Bebê deste ano contará também com o Diálogo Intersetorial sobre a Promoção dos Direitos da Primeira Infância, no Centro de Convenções, na quarta (23) e na quinta-feira (24). O encontro vai discutir a primeira infância no âmbito da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), que resulta de uma parceria firmada pela Prefeitura do Recife com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em setembro do ano passado.

A Plataforma dos Centros Urbanos 2017-2020 tem como uma de suas prioridades promover os direitos da primeira infância, além de enfrentar a exclusão escolar, promover os direitos sexuais e os direitos reprodutivos de adolescentes e reduzir os homicídios de adolescentes. Uma iniciativa do UNICEF, em cooperação com governos e parceiros, a Plataforma busca promover os direitos das crianças e dos adolescentes mais afetados pelas desigualdades existentes dentro de cada cidade. A Plataforma ocorre em dez capitais brasileiras e envolve pela primeira vez a Cidade do Recife. Em sua terceira edição, conta com a parceria estratégica da Amil e RGE.

Confira, no site da prefeitura, a programação em destaque da 4ª Semana do Bebê do Recife