Associados elegem Daltoé como presidente da Abraminj

15 Jun 2018

Por: Abraminj
Foto: Abraminj

O final da tarde do XXVI Congresso da Abraminj, deste dia 11 de junho, segunda-feira, foi reservado para os assuntos administrativos para serem tratados entre os associados, que se reuniram em assembleia geral. O presidente Renato Scussel relatou as atividades da gestão do último biênio (2016-2018) e o juiz Nélson Santana do Amaral, membro do Conselho Fiscal da entidade, prestou contas do período, que foram aprovadas pelos associados.

Na ocasião, o juiz Renato Scussel se despediu do comando da Abraminj, que conduziu durante seis anos, agradeceu aos membros da diretoria, aos presidentes dos fóruns parceiros, como Fonajup e Fonajuv, ao TJDFT,  AMB, aos juízes assessores da entidade; ao colegas mais próximos; aos seus familiares, à equipe de secretariado e de comunicação da Abraminj. Agradeceu, especialmente, ao secretário executivo da entidade, Robson Alves, pela preocupação, entusiasmo e dedicação com todas os assuntos da Associação: “Serei eternamente grato por tudo, Robson”, finalizou.

Na sequência, os associados elegeram por aclamação a nova administração para o biênio 2018/2020, composta pelo desembargador José Antônio Daltoé Cezar (RS), presidente; juíza Katy Braun do Prado (MS), primeira vice-presidente; juiz Daniel Konder (RS), segundo vice-presidente, e juiz Eguiliell Ricardo da Silva (TJMS), secretário-geral. Confira abaixo todos os integrantes da nova administração.

Agradecimentos dos magistrados

Vários juízes externaram seus agradecimentos a Renato Scussel, sua diretoria e equipe de apoio. O juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza (TJRJ) agradeceu a articulação da Abraminj, na pessoa do juiz Renato Scussel, para a criação do Fórum Nacional da Justiça Protetiva - Fonajup, do qual é presidente. “Os juízes da área protetiva sentiam a necessidade ter esse espaço, que foi criado por sua iniciativa, Renato, e da Coordenadoria Judiciaria de Articulação de Varas da Infância da Juventude e do ldoso do Rio de Janeiro”.

A juíza catarinenese Ana Cristina Borba Alves, ex-presidente do Fórum Nacional de Justiça Juvenil – Fonajuv, e em nome do presidente atual do Fórum, agradeceu o apoio incondicional aos encontros do Fonajuv, bem como reconheceu o trabalho do secretário Robson Alves, que também foi exaltado pela juíza Katy Braun do Prado (TJMS). “Ele sempre nos atendeu muito bem, com muita dedicação”, declarou.

O juiz Nélson Santana do Amaral elogiou a gestão de Scussel: “De lá para cá, a Abraminj ganhou uma personalidade e até uma sede física -  nossa casa simbólica – o que é importante para nós. Agradeço a confiança. Foi uma honra participar da diretoria ao lado de pessoas tão comprometidas”.

O desembargador Reinaldo Cintra Torres de Carvalho (TJSP) disse que “por meio de um trabalho hercúleo e com discernimento, a Abraminj aos poucos se tornou uma instituição de respeito, que cumpre a sua importante função de representar os juízes da infância e da juventude.  Devemos ao Renato o que ela é hoje: uma associação forte e reconhecida, cuja representatividade será aprimorada pelas mãos do Daltoé, que ainda tem muito a contribuir”.

Daltoé consolida sede da Abraminj em Brasília

O presidente José Antonio Daltoé Cezar, agradeceu a confiança dos associados por o terem eleito e pontuou que a Abraminj retomou seu espaço graças à administração de Renato Scussel. Sobre suas ideias iniciais para condução da entidade, Daltoé afirmou que a sede da Abraminj continuará a ser em Brasília, pela estrutura que já existe disponível aos seus filiados e por ser próxima aos órgãos que compõem Poderes da União, o que favorece a construção de um diálogo mais eficaz e célere.

Uma das propostas do presidente é travar parceria com a  Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam – AMB), com a finaliade de promover capacitação e aperfeiçoamento às assessorias de magistrados, seja de primeiro grau seja de instâncias superiores.

“Espero que, daqui a dois anos, eu consiga entregar uma associação, no mínimo, igual a que o Renato está entregando para esta diretoria hoje”, ressaltou Daltoé. “Estou à disposição de vocês. Todos terão espaço na Abraminj. Que sejamos criativos, protagonistas e capazes de surpreender”, finalizou o presidente.

José Antônio Daltoé Cezar

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como advogado até 1987, quando assumiu o cargo de Pretor. Em 1988, assumiu o cargo de Juiz de Direito, tendo atuado nas Comarcas de Santa Maria, Rosário do Sul, São Leopoldo e Porto Alegre. É especialista em Direitos da Infância e da Juventude pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Criador do primeiro Cadastro Eletrônico para Adoções e Abrigamentos no Brasil, posteriormente implementou o Projeto Depoimento Sem Dano, para inquirições judiciais de crianças e adolescentes vítimas de violência.

Conheça a nova diretoria

Administração da Abraminj - Biênio 2018/2020

Presidente: José Antônio Daltoé Cezar (RS).

Primeiro Vice-Presidente: Katy Braun do Prado (MS)

Segunda Vice-Presidente: Daniel Konder de Almeida (RJ).

Secretário-Geral: Eguiliel Ricardo da Silva(MS).

Secretário-Adjunto: Noeli Salete Tavares Reback (PR).

Tesoureiro: Charles Maciel Bitencourt (RS).

Tesoureiro-Adjunto: Cleciana Guarda Lara Pech (RS)

Titulares do Conselho Fiscal: Adhailton Lacet Correia Porto (PB); Arnaldo José Lemos de Souza (BA); Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli (MT).

Suplentes do Conselho Fiscal: Rebeca de Mendonça Lima (AM) e Maria do Socorro de Sousa Afonso da Silva (GO).

Conselho Deliberativo (membros natos): Guaraci de Campos Vianna (RJ); Joenildo de Sousa Chaves (MS); Paulo Afonso Garrido de Paula (SP); Rodrigo Lobato Júnior Enout (SP); Samuel Alves de Melo (SP); Tarcísio José Martins Costa (MG); Renato Rodovalho Scussel (TJDFT).

Membros Eleitos: Emílio Salomão Pinto Resedá (BA); Giancarlo Bremer Nones (SC); Hélio Braz (PB); José Dantas de Paiva (RN); José Maria Teixeira do Rosário (PA); José Roberto Poiani (MG); Marcelo Nalesso Salmaso (SP); Marcelo Tramontini (RO); Mauro Nering Karloh (MS); Maria Luiza de Moura Mello e Freitas (PI); Nelson Santana do Amaral (BA); Ney Costa Alcântara de Oliveira (AL); Reinaldo Cintra Torres de Carvalho (SP); Sérgio Luiz Ribeiro de Souza (RJ); Valéria da Silva Rodrigues (MG); Vânia Ferreira de Barros (SE); Vera Lúcia Deboni (RS); Vladson Couto Bittencourt (ES).

Coordenadores Estatuais:  A ser nomeado a critério do Presidente.

Comissão Técnica Científica: Carlos José Limongi Sterse (FONAJUV); Haroldo Luiz Rigo da Silva (Fonajup); Iracy Ribeiro Mangueira Marques (SE).

Apoio Institucional: Ana Cristina Borba Alves (SC)

Assuntos legislativos e aperfeiçoamento institucional: Renato Rodovalho Scussel (DF)

Comunicação Social: Morgana Dario Emerick (ES)

Relações institucionais e convênios: Hugo Gomes Zaher (PB)