Semana da Juventude de Porto Alegre promove exposição fotográfica

14 Ago 2018

Por: Ajuris
Foto: Ajuris

Foi aberta ao público nesta segunda-feira (13/8), no saguão no Foro Central de Porto Alegre – Prédio I, a exposição fotográfica Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Abertopromovido pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e a AJURIS. O trabalho foi realizado por adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto e com trabalhadores dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) de Porto Alegre.

Mais de 100 jovens participaram desta atividade que resultou em cerca de 200 imagens capturadas em visitas guiadas pela cidade e trabalhos realizados em grupo. A exibição também é composta por depoimentos que abordam os mais diversos temas – violência, protagonismo, política, cidadania, saúde, sexualidade, entre outros. A presidente da AJURIS, Vera Lucia Deboni, esteve presente na abertura da exposição e recebeu os cumprimentos da diretora técnica da Fasc por seu trabalho na implantação da medida socioeducativa no Estado e das grandes construções realizadas no âmbito da infância e juventude.

“Em geral, os meninos vem até o foro para situações que não são favoráveis. Eles vem para audiências, quando muitas vezes envolvem a questão da privação de liberdade ou a execução definição da medida socioeducativa. Então, poder dar este espaço de apresentação de um trabalho que foi produzido por eles no meio aberto se torna muito importante”, disse a diretora técnica da Fasc, Vera Ponzio.

Para o juiz do 3° Juizado da Infância e da Juventude, Charles Maciel Bittencourt, a exposição é apenas um exemplo que serve para mostrar à sociedade um pouco dos trabalhos desenvolvidos e oficinais que são realizadas com os jovens que estão em privação de liberdade. “Hoje é o dia de nós celebrarmos o protagonismo dos nossos jovens. Por que protagonismo? Muitos dos jovens que cumprem medidas socioeducativas não estão apenas vinculados ao que aconteceu no passado, mas eles estão focados no que será o futuro deles”, destacou o magistrado.

A exposição faz parte da programação da Semana da Juventude de Porto Alegre e fica aberta até a próxima sexta-feira (17/8), a partir das 10h, no saguão do andar térreo do Foro Central de Porto Alegre – prédio I  (Rua Márcio Luiz Veras Vidor, 10 – Praia de Belas).

Confira aqui a galeria de fotos.