Juízes da infância do TJRJ criam Fórum para incentivar boas práticas na magistratura

03 Dez 2018

Por: TJRJ
Foto: TJRJ

Com o objetivo de estimular a troca de conhecimento e de experiências entre magistrados e contribuir para o aperfeiçoamento em matéria de infância e juventude no âmbito do TJRJ, foi criado na quinta-feira, dia 29, o Fórum Estadual de Juízes da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro (Foeji-RJ), nas dependências do Fórum, no Centro do Rio. O Foeji-RJ tem também como metas buscar soluções para casos práticos de maior complexidade, elaborar propostas de uniformização de procedimentos, produzir enunciados, disseminar a Justiça Restaurativa no Estado do Rio de Janeiro e socializar boas práticas da magistratura fluminense.

Poderão participar do Foeji-RJ os magistrados do estado que assinarem carta de intenção do Fórum.

No encontro de quinta-feira, foram eleitos por aclamação para a primeira Administração do Foej-RJ, no Biênio 2019-2020, o Juiz Daniel Konder de Almeida, para presidente, o Juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, para vice-presidente e a Juíza Ingrid Carvalho de Vasconcellos, como secretária.

O Foeji-RJ terá quatro comissões temáticas: a Comissão de Acolhimento Institucional e Adoção, a Comissão de Atos Infracionais e Execução de Medida Socioeducativa, a Comissão de Justiça Restaurativa e Mediação e a Comissão da Primeira Infância, Amparando Filhos, Pai Presente, Sub-registro e Acesso à Documentação. Segundo os magistrados que participaram do encontro, a expectativa é que o Foeji-RJ seja um ambiente para mudança de paradigmas e efetivação de direitos, com aperfeiçoamento contínuo resultante dos esforços de todos os participantes.