Inaugurada casa para adolescentes em semiliberdade

19 Dez 2018

Por: TJRS
Foto: Débora Ercolani

Espaço abrigará 20 jovens e está localizado na zona norte de Porto Alegre

Na tarde do dia 15/12, o Juiz do 3° Juizado da Infância e Juventude, Charles Maciel Bittencourt participou da inauguração da nova unidade de semiliberdade da Regional de Porto Alegre, sob jurisdição do Juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre. O local, que integra a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE), abrigará cerca de 20 adolescentes, dobrando o número de vagas, na Capital, que passa a ter duas casas para adolescentes. Uma, no bairro Partenon, zona leste, e a mais nova, no bairro São Geraldo, zona norte da cidade.


A unidade destina-se à execução de Medidas Socioeducativas para adolescentes em semiliberdade. O local oferece, além de dormitórios e cozinha, todo um aparato de sala de atendimento individualizado, familiar e de grupo, bem como pátio, sala de jogos, churrasqueira, lavanderia e banheiros.


Durante a visita, os representantes da FASE foram conhecer os aposentos, suas funcionalidades e práticas socioeducativas, bem como os projetos e reformas que serão aplicados no lar. Falaram sobre a luta e os sucessos alcançadas para mudar a vida de jovens que chegam à instituição. Em seu pronunciamento, o Juiz Charles Bitterncourt saudou a todos presentes e, em nome da Desembargadora Denise Oliveira Cezar e dos colegas da JIN e 4°JIJ, revelou sua emoção e alegria por celebrar a inauguração da segunda casa.  “Acima de tudo, estamos propiciando aos nossos jovens que eles, no seu caminhar, no seu desenvolvimento, possam realmente retornar ao convívio com maior maturidade e com preparação para a vida que os espera lá fora”, destacou o magistrado.


Já o Presidente da FASE, Robson Zinn, fez uma breve retrospectiva, em quase 4 anos de gestão, de desbravar lutas e desafios frente às dificuldades. Agradeceu as parcerias do Poder Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público que ajudaram muito, junto ao governo, a ampliar a unidades.


Estiveram presentes o Diretor Administrativo da FASE, José Antonio Matos Reus; o Diretor Socioeducativo, Carlos André Severo da Silva; a Diretora de Qualificação Profissional e Cidadania, Ledi de Oliveira Teixeira; o fundador e mentor do Instituto Renascer, Mário Sander Bruck; a Defensora Pública Fabiane Lontra; o Coordenador-Adjunto da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (Febract), Vicente Pires; o Diretor Coordenador da Semiliberdade Renascer 2, Tiago Franklin; Diretor da Semi Renascer da capital, Ricardo Cabreira; Monitor Álvaro Moreira e demais representantes das unidades da FASE, técnicos e funcionários da Renascer.