Campanha de adoção tardia do TJES “Esperando por Você” foi destaque em telejornal da França

06 Fev 2019

Por: TJES
Foto: TJES

A equipe do Canal France 2 conheceu de perto o projeto criado pelo TJES e a família de uma das 7 crianças já adotadas.

A campanha Esperando Por Você, que incentiva a adoção de crianças e adolescentes acolhidos no Espírito Santo, foi destaque nesta semana no Canal 2 da França, o principal canal de televisão público francês e o segundo mais visto do país.

A matéria, que foi ao ar no Jornal das 20h, mostra que o projeto desenvolvido pelo TJES, por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA), já inseriu 07 crianças e adolescentes em novas famílias, em pouco mais de um ano e meio.

Em um parque da capital do ES, a repórter Marie Ndenga Hagbe e o cinegrafista Serge Pirodeau acompanharam a equipe de Comunicação do TJES na gravação do vídeo dos irmãos Kaíque e Kauã, de 6 e 8 anos de idade, que vivem há anos em uma instituição de acolhimento da Grande Vitória.

Enquanto filmava os meninos brincando, montando um quebra-cabeça e interagindo com outras pessoas, a jornalista francesa indaga à equipe do TJES sobre o objetivo da exposição.

“A ideia é dar visibilidade a essas crianças. É dar mais uma chance. São crianças que não tiveram nenhum pretendente nas buscas feitas pelos Cadastros Nacional e Internacional de adoção. Geralmente no perfil dos cadastros são só palavras e características. Então, quando mostramos o rosto, o sorriso das crianças nos vídeos, conseguimos quebrar preconceitos. É uma tentativa de mudar o olhar da sociedade sobre elas”, responde Tais Valle, da Assessoria de Comunicação do TJES e uma das responsáveis pelo projeto.

A assistente social da Ceja, Luciana Lacerda, reforça que o projeto só foi criado após um conselho formado por juízes e promotores da infância decidir que a exposição seria benéfica para os participantes. “O foco da campanha são as crianças mais velhas, os grupos de irmãos e aquelas que possuem alguma deficiência. Hoje, cerca de 80% dos pretendentes à adoção no estado ainda desejam crianças com menos de 6 anos de idade”.

No Cine Jardins, onde os vídeos foram exibidos durante o mês de novembro, em que se celebra o Dia Mundial da Adoção, a equipe francesa entrevistou espectadores para saber o impacto da campanha nas telas do cinema.

“Eu acho que a campanha está estimulando a vida. Uma oportunidade melhor para essas crianças”, respondeu uma das entrevistadas.

E no final da reportagem, o adolescente Caio, de 13 anos, um dos primeiros participantes da campanha, abre as portas do seu novo lar. Emocionada, a mãe do menino, Rozana Vieira de Jesus, lembra o que sentiu ao ver o vídeo do menino pela primeira vez:

“O sorriso dele, ele dizendo que queria ter uma família. Isso mexeu muito comigo”, contou a mãe, com os olhos cheios de lágrimas.

Confira aqui a reportagem da TV francesa.

 

Esperando Por Você

Hoje existem aproximadamente 100 crianças e adolescentes aptas para adoção no estado do Espírito Santo. Desse total, 86% têm mais de 8 anos de idade, 49% fazem parte de grupos de irmãos e 23% possuem deficiência. Ao todo, 22 vídeos do projeto foram ao ar e 07 crianças já vivem em suas novas famílias. Todos os que foram adotados tinham mais de 12 anos.

Conheça a página oficial da campanha em: www.tjes.jus.br/esperandoporvoce