Palavra do Presidente
O Colégio de Coordenadores da Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil (COLINJ) é um espaço de articulação e cooperação entre magistradas e magistrados que atuam na coordenação da política judiciária da infância e juventude em seus respectivos estados.
Com a missão de promover o intercâmbio de experiências, fortalecer as ações integradas e contribuir para o aperfeiçoamento da justiça infantojuvenil, o COLINJ atua em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com os Fóruns Nacionais (Foninj, Fonajuv e Fonajup) e com diversos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos do país.
É importante ter como prioridade ampliar o diálogo institucional, fortalecer as redes estaduais de proteção e valorizar o trabalho das coordenações da infância em todo o país, promovendo a troca de boas práticas e o alinhamento de diretrizes para uma atuação mais eficiente e humanizada do Poder Judiciário.
A infância e juventude exigem de nós um olhar sensível, técnico e articulado. O COLINJ tem papel fundamental para garantir que as decisões judiciais estejam conectadas com a realidade dos territórios e orientadas pela prioridade absoluta que a Constituição confere às crianças e adolescentes.