Diretoria

Juíza Iracy Ribeiro Mangueira Marques - CIJ TJSE

Presidente

Juiz Adriano Gomes de Melo - CIJ TJTO

Vice-presidente

Desa. Waldirene Oliveira da Cruz Lima Cordeiro - CIJ TJAC

Secretária Executiva

Palavra da Presidente

Dra Iracy Ribeiro Mangueira Marques - TJSE

Caríssimos(as) Colegas,

Por vislumbrar a importância e a necessidade, o Conselho Nacional de Justiça, na sua Resolução nº 94/2009, determinou que fossem criadas, no âmbito da Presidência, as Coordenadorias da Infância e Juventude, em todos os Tribunais de Justiça do Brasil.

A relevância da atuação das Coordenadorias da Infância e Juventude.

Dentre outras atribuições, compete-lhes:

Elaborar sugestões para o aprimoramento da estrutura do Judiciário na área da infância e da juventude; dar suporte aos magistrados, aos servidores e às equipes multiprofissionais visando à melhoria da prestação jurisdicional; promover a articulação interna e externa da Justiça da Infância e da Juventude com outros órgãos governamentais e não-governamentais; colaborar para a formação inicial, continuada e especializada de magistrados e servidores na área da infância e da juventude; exercer as atribuições da gestão estadual dos Cadastros Nacionais da Infância e Juventude.

O Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil foi criado no dia 21 de agosto de 2012, com o apoio da AMB, ABRAMINJ e Unicef. Foi idealizado para garantir a prestação jurisdicional mais eficiente e especializada na infância e juventude, com intuito de qualificar a magistratura, valorizar os Magistrados da área, trocar experiência entre as Coordenadorias e identificar boas práticas, visualizar as experiências exitosas e disseminá-las dentro e fora do País. O Colégio sempre buscou atuar em três vertentes: relações internas de funcionamento da coordenadoria, papel dos Juízes da infância e juventude e relações com os demais segmentos da sociedade.

Nossa proposta é a do exercício de um mandato coletivo, com a efetiva representação da vontade da maioria dos integrantes do Colégio de Coordenadores.

Também iremos buscar, incansavelmente, resultados objetivos, porque as necessidades das crianças e adolescentes no Brasil são prementes, e é preciso plantar as sementes que só mais tarde florescerão sem descuidar do que urge atendimento imediato.

Coordenação e articulação; integração; planejamento; estruturação; agilidade e efetividade: tudo isso será exigido de nós e é tudo necessário para o atendimento do superior interesse da criança e do adolescente, princípio insculpido em matriz constitucional que nos motiva e impulsiona.

O sucesso desse trabalho depende, fundamentalmente, da participação de todos (as) os (as) colegas Coordenadores da Infância e Juventude.

Dentre tantos talentos reunidos, por certo que sou o menos capacitado, mas também um entusiasta por contar com o apoio de um Colégio de Coordenadores tão qualificado.

Lembrando da citação feita por Rui Barbosa, em sua Oração aos Moços: “Irascimini et nolit peccare”. Bem pode haver ira, sem pecado. A ira contra a injustiça é salutar, e move todos os magistrados da infância e juventude na defesa dos direitos fundamentais de nossas crianças e adolescentes.

Ata IX Fonajup

Ata de Criação do Colégio

Para acessar, basta clicar no botão abaixo:

Você pode conferir como foi a última edição do XXIII Encontro do Colégio de Coordenadores da Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil, realizado em São Paulo-SP. O acesso ao vídeo é exclusivo para membros da ABRAMINJ.

Assista ao Encontro realizado em Recife-PE

Mateiriais do XXIII COLINJ

Coordenadoria da Infância e Juventude 2021-2022

15 Anos do CIJ

Vídeo sobre os 15 anos da Coordenadoria da Infância e Juventude

Boa Prática do TJSE

Programa-Minhas-Raizes-TJMS

Programa Minhas Raízes

Boa Prática TJMS - Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul

Apresentação

Apresentação da Autoridade Central da Adoção Internacional

Assista ao Encontro realizado em São Paulo

Você pode conferir como foi a última edição do XXII Encontro do Colégio de Coordenadores da Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil, realizado em São Paulo-SP. O acesso ao vídeo é exclusivo para membros da ABRAMINJ.

Imagens do último encontro realizado no primeiro semestre de 2023 em São Paulo

Assista ao Encontro realizado em Manaus

Você pode conferir como foi a última edição do XXI Encontro do Colégio de Coordenadores da Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil, realizado em Manaus-AM. O acesso ao vídeo é exclusivo para membros da ABRAMINJ.

Imagens do último encontro realizado no segundo semestre de 2022 em Manaus-AM