Magistrado do TJSE participa de programa sobre Primeira Infância em Harvard
O juiz Edinaldo César Santos Júnior, que é magistrado do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e, atualmente, ocupa o cargo de juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e gestor do Pacto Nacional pela Primeira Infância, está participando do Programa de Liderança Executiva (ELP), ministrado no Harvard T.H. Escola Chan de Saúde Pública, em Boston, nos Estados Unidos.
O ELP reúne formuladores de políticas, implementadores de programas e especialistas de todo o Brasil. Os objetivos são aprender e compartilhar conhecimentos sobre a ciência da Primeira Infância Desenvolvimento (DPI); construir redes e parcerias locais para a Primeira Infância; identificar oportunidades para melhorar o impacto para as crianças pequenas no Brasil; e usar a ciência e dados para implementar ações que melhorem o acesso, a equidade, a qualidade e a procura de serviços para a primeira infância.
O programa ELP está organizado em três módulos, que acontecem de junho a setembro de 2024. O juiz Edinaldo César Santos Júnior está participando do Módulo 1, que é ministrado durante cinco dias no Harvard T.H. Escola Chan de Saúde Pública. O módulo apresenta as teorias, a ciência e as evidências sobre intervenções (programas e políticas) para promover o DPI e os cuidados de criação.
Casos globais e locais serão usados para apresentar os tipos de intervenções que funcionam para promover o DPI e os cuidados de criação, a exemplo da parentalidade, cuidados na primeira infância, educação e prevenção da violência contra crianças. Conforme o programa, tais cuidados tornam as intervenções bem-sucedidas para que seja cada vez melhor o impacto nas fases iniciais dos programas infantis.
A Primeira Infância é o período compreendido desde a gestação até os primeiros 6 anos de vida, quando se forma a estrutura da arquitetura cerebral subjacente ao desempenho das competências humanas. Em 2019, o CNJ lançou o Pacto Nacional pela Primeira Infância, a fim de promover um conjunto de ações de maneira coordenada com diversos atores que integram a rede de proteção à infância.