Notícias Recentes

Confira todas as notícias referentes a abraminj

  • Home / Notícia / Fórum Nacional de…
Fórum Nacional de Justiça Protetiva encerra ciclo de eventos nacionais sediados pelo TJAM nesta semana

Fórum Nacional de Justiça Protetiva encerra ciclo de eventos nacionais sediados pelo TJAM nesta semana

Magistrados dos TJs de todo o País, que atuam na área da Infância e da Juventude, participaram dos eventos, discutindo temas relativos à jurisdição da proteção da criança e do adolescente.

O terceiro e último dia dos eventos nacionais da área da Infância e Juventude realizados nesta semana em Manaus e que tiveram como anfitriã a Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coij), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), foi marcado pela 13.ª edição do “Fórum Nacional de Justiça Protetiva – Fonajup”. Na pauta do evento, a unificação de diretrizes a serem utilizadas em decisões judiciais, com aprovação de três enunciados. Na mesa de abertura, a participação da juíza Rebeca de Mendonça Lima, titular do Juizado da Infância e da Juventude – Cível, da Comarca de Manaus, membro do Fórum.

Os temas abordados consistem na redução do prazo de permanência nas unidades de acolhimento, respeitando os princípios previstos em leis e as medidas protetivas de urgência; as especificidades da Lei 14.344/2022 (“Lei Henry Borel”), com vistas a amenizar as sequelas sofridas pela criança, uma vez que todas as violências por ela suportadas decorrem de sua vulnerabilidade; o direito à ancestralidade no registro de nascimento; critérios para adoção voluntária a fim de evitar que terceiros o forcem de forma indevida; e critérios para definir a competência das Varas Únicas.

O Fórum contou com palestra do juiz Heitor Moreira de Oliveira (TJSP), que aborodou o tema “Reflexos da Lei Henry Borel na Jurisdição Infantojuvenil”” e destacou os direitos da criança. “Ela tem direito à informação, à proteção, à participação, à reparação, o direito à assistência e, inclusive, à assistência jurídica”, frisou o magistrado, destacando a importância do cuidado com o atendimento à criança para amenizar as sequelas sofridas.  Do painel participaram, ainda, o promotor de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro e coordenador do CAO Infância e Juventude (Área não infracional), Rodrigo Cezar Medina da Cunha; com mediação da juíza Maria da Graça Giulietta Cardoso de Carvalho Starling (TJAM).

Durante os três dias, coordenadores da Infância e Juventude, magistrados e equipes técnicas dos TJs dos 26 Estados e do Distrito Federal participaram do evento, em Manaus, que contou, ainda, com o “XXX Fórum Nacional da Justiça Juvenil – Fonajuv” e “XXI Encontro do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil”. Os eventos ocorrem sob a organização da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj).

A próxima edição do evento nacional ocorrerá em maio do ano que vem, em São Paulo.

#PraTodosVerem – a foto principal que ilustra a matéria mostra a juíza Rebeca de Mendonça Lima (senteda, a segunda da direita para a esquerda) participando da reunião do Fonajup, no auditório do Centro Administrativo Des. José Lopes, onde ocorreu toda a programação dos eventos nacionais da Infância e da Juventude sediado pelo TJAM.

Confira mais fotos do evento neste linkhttps://www.flickr.com/account/upgrade/pro?utm_campaign=web&utm_source=desktop&utm_medium=gn&utm_content=Obtenha%20a%20assinatura%20Pro

FONTE: TJAM – Por: Tatiana Cruz – Coij/TJAM – FOTO: Chico Batata

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *