Notícias Recentes

Confira todas as notícias referentes a abraminj

  • Home / Notícia / Juiz da Infância…
Juiz da Infância de CG discute programa de aprendizagem para socioeducandos

Juiz da Infância de CG discute programa de aprendizagem para socioeducandos

O juiz titular da Vara da Infância da Comarca de Campina Grande, Perilo Lucena, participou, nessa quinta-feira (11), de um reunião por videoconferência, que tratou sobre as atividades de qualificação profissional do programa SEJA (Socioeducação, Ensino, Justiça, Aprendizagem), envolvendo socioeducandos internos do Lar do Garoto (Unidade socioeducativa da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” – Fundac). 

Na pauta, foi discutida a preparação para a conclusão da primeira turma de formandos do curso de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos, a ser realizada no final do mês de março.

Juiz Perilo Lucena

Conforme explicou o magistrado Perilo Lucena, o SEJA é fruto de convênio firmado entre o Governo do Estado (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e da Fundac), o Tribunal de Justiça da Paraíba, o Ministério Público do Trabalho (Procuradoria Regional do Trabalho da 13ª Região), a Superintendência Regional do Trabalho, o Ministério Público estadual, a Defensoria Pública, a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio/PB), além do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PB), responsável por ministrar o curso para os socioeducandos.

“O trabalho de ressocialização passa, sobretudo, pela educação, família e pelo trabalho. Unindo essas iniciativas, dentro da perspectivas do Curso de Formação realizado no próprio Lar do Garoto, fica relevante a participação dos socioeducandos. O aprendizado que deles se colhe, servirá, para que possam exercer, cada um, as suas profissões e ter um futuro diferenciado”, salientou Perilo Lucena, pontuando que o “Lar do Garoto”, situado na cidade de Lagoa Seca, foi pioneiro na implantação do curso, com aulas na parte teórica e prática, ministradas dentro da própria Unidade Socioeducativa.

Participaram, igualmente, do encontro virtual o procurador do Trabalho, Raulino Maracajá, o diretor do Lar do Garoto, Luiz Antônio da Silva Sousa, a chefe da Seção de Assistência Psicossocial Infracional/VIJ/TJPB,  Luciana Mickaelli King; a gerente da Unidade Móvel do Senac, Marinelma Roque da Silva, o Coordenador ADM de Pessoal da empresa AeC, Bruno Almeida Damasceno e o Procurador do Lar do Garoto, Alysson Filgueira Carneiro Lopes da Cruz.

O diretor de Pessoas da AeC, Warney Araújo disse ser um imenso orgulho e uma honra participar de um projeto, o qual, segundo ele, possui um grande potencial para construir um futuro de oportunidade e dignidade para os jovens de Campina Grande. “Somos uma empresa que temos orgulho de oferecer a primeira chance de emprego para muitos jovens e acreditamos nas pessoas e em seu desenvolvimento. Esta parceria tem sido um grande aprendizado para nós também”, enfatizou.

Por sua vez, o Procurador do Lar do Garoto, Alysson Filgueira, destacou que o programa de aprendizagem para os socioeducandos é de fundamental importância, porque um dos eixos é o da profissionalização. Segundo explicou o procurador, a Fundac tinha uma carência nessa área. “Com a parceria, inclusive envolvendo o Tribunal de Justiça, Fundac, o Senac, Senai, Ministério Público do Trabalho, e a direção do Lar do Garoto, conseguimos incluir 19 adolescentes em um curso de aprendizagem comercial que durou treze meses”, disse Alysson, observando que, mesmo diante das limitações impostas pela pandemia conseguiram concluir os trabalhos com a formação dessa primeira turma e que os adolescentes sairão da unidade já profissionalizados.

FONTE: Por Lila Santos/Gecom-TJPB

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *