Notícias Recentes

Confira todas as notícias referentes a abraminj

  • Home / Notícia / Juiz Renato Scussel,…
Juiz Renato Scussel, ex-presidente da Abraminj, é eleito novo Desembargador do TJDFT

Juiz Renato Scussel, ex-presidente da Abraminj, é eleito novo Desembargador do TJDFT

O Tribunal Pleno do TJDFT elegeu, por unanimidade, o Juiz titular da Vara da Infância e da Juventude (VIJ)  Renato Rodovalho Scussel para ocupar o cargo de Desembargador da Justiça do Distrito Federal e Territórios. A eleição ocorreu nesta terça-feira, 18/10, durante a 17ª Sessão Extraordinária. Eleito pelo critério de antiguidade, o magistrado irá ocupar a vaga da aposentadoria do Desembargador Sebastião Coelho da Silva. Ainda não há data prevista para a posse.

Durante a votação, o decano do TJDFT, Desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, lembrou que, em 2002, época em que era Corregedor, o Tribunal buscava um magistrado para ocupar a VIJ. “Precisávamos de um magistrado que preenchesse, além de um perfil que é normal a todos de competência, integridade e honradez, também aquele singular aspectos da suave firmeza na condução do destino das nossas crianças e adolescentes”, relembrou. O decano destacou que, após o convite ser aceito pelo juiz Renato Scussel, a então Administração Superior tinha “a certeza de que essa importante unidade jurisdicional, inclusive com poder normativo, seria bem conduzida, como de fato ocorreu ao longo de todos esses anos”. 

O Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, pontuou que, além de ser o mais antigo da lista tríplice, o Juiz Renato Scussel fez um trabalho de referência tanto na VIJ, onde está há quase 20 anos, quanto na 2ª Vara Criminal do Gama e na 2ª Vara Cível de Sobradinho. “A Vara da Infância e Juventude é reconhecida nacionalmente pelo trabalho do Juiz Renato Scussel (…), que, por duas vezes, deixou de vir para o Tribunal para concluir seu projeto na VIJ. Isso é uma demonstração de desapego e demonstração de compromisso ao Judiciário”, pontuou.

Currículo

Renato Scussel é Bacharel em Direito pela Universidade de Uberaba/MG e mestre em Administração Pública, com enfoque em Administração Judiciária, pela Escola de Direito e Administração Pública do IDP. Ingressou no TJDFT como Juiz de Direito em 1994, onde foi titular da 2ª Vara Criminal do Gama e da 2ª Vara Cível de Sobradinho. É Juiz titular da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal desde dezembro de 2002 e atua também como Juiz Presidente da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJDFT desde 2010.

O magistrado exerceu ainda a função de Juiz eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, nas zonas eleitorais de Planaltina e Brazlândia, nos anos de 2003 a 2006, período no qual desempenhou a atribuição de coordenador do Programa Eleitor do Futuro. Em junho de 2021, foi empossado no cargo de Desembargador Eleitoral do TRE-DF.

O Desembargador eleito do TJDFT também foi Presidente da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj), de 2012 a 2018, e integrante do Fórum Nacional da Infância e da Juventude (Foninj), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na gestão 2016/2018. Participou da criação do Colégio de Coordenadores da Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil, no qual foi inicialmente Secretário e depois Presidente, no biênio 2014/2016.

FONTE: TJDFT –

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *