Notícias Recentes

Confira todas as notícias referentes a abraminj

  • Home / Notícia / Juíza da Infância…
Juíza da Infância visita líder indígena para facilitar proteção às crianças da etnia

Juíza da Infância visita líder indígena para facilitar proteção às crianças da etnia

Na manhã deste feriado de Tiradentes (21), a juíza da Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso de Campo Grande, Katy Braun do Prado, visitou o cacique Josias, líder da aldeia urbana Marçal de Souza, a fim de facilitar a aplicação de medidas de proteção em favor de crianças da etnia Terena.

A magistrada explicou que a visita teve o intuito de estabelecer uma aproximação com o líder indígena, especialmente no tocante à aplicação da medida de proteção de colocação em família substituta, isto porque o ECA prevê no art. 28, §6, que, em se tratando de criança ou adolescente indígena ou proveniente de comunidade remanescente de quilombo, é obrigatório que seja considerada e respeitada sua identidade social e cultural, priorizando a colocação familiar na sua comunidade ou junto a membros da mesma etnia.

A juíza já atuou num caso em que foi necessário esse diálogo com o líder indígena, no qual uma criança da etnia Terena não pode ficar com os pais e não havia membros da família extensa aptos para o exercício da guarda.

Por meio da liderança indígena, foi indicado um casal da mesma etnia que assumiu a responsabilidade sobre a criança, garantindo que ela mantivesse sua identidade social e cultural, costumes e tradições.

FONTE: TJMS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *