Notícias Recentes

Confira todas as notícias referentes a abraminj

  • Home / Uncategorized / CIJ-DF contribui com…
CIJ-DF contribui com semana para fortalecer os direitos das crianças

CIJ-DF contribui com semana para fortalecer os direitos das crianças

A Coordenadoria da Infância e da Juventude do Distrito Federal (CIJ-DF) ajudou na realização da V Semana do Bebê, ocorrida de 3 a 7 de novembro. O evento anual é uma ação para fortalecer os direitos das crianças no DF. Durante a semana, foram oferecidas palestras e oficinas on-line, além de atividades presenciais com respeito ao distanciamento social, tais como práticas integrativas, aconselhamentos e atendimento com pediatras.  

A palestra on-line “Vínculos e cuidados na primeira infância: contribuições da abordagem Pikler” foi oferecida pela CIJ-DF através da servidora Karin Calazans. “Parece óbvio falar de vínculo, mas não é. Vivemos numa sociedade que terceiriza muito os cuidados com crianças e bebês. Precisamos resgatar o vínculo: ele é fundamental para a formação”, explica a mestre em direitos humanos e cidadania pela UnB.

Ela destaca que há mais de 100 anos a pediatra Emmi Pikler estudava práticas para crianças de 0 a 3 anos que contribuem para o pleno desenvolvimento infantil. Entre elas, Karin chama atenção para a motricidade livre, o livre brincar e o contato com a natureza como forma de vitalidade e saúde. Somam-se ações intencionais simples de cuidado infantil e a inclusão da criança em atividades que lhe dizem respeito. “Tudo isso focando na criança como ser único e insubstituível, um ser humano capaz e competente dentro dos limites de cada fase do desenvolvimento”, completa.

A CIJ-DF contribuiu ainda com a programação do evento indicando temas e fazendo interlocução com palestrantes. Entre os tópicos sugeridos, a paternidade responsável ensejou palestra de mesmo nome proferida pelo consultor sênior de M&A e relacionamento com empresas da Promundo, Rodrigo Laro.

O tema do toque ganhou oficina presencial em frente à Administração de Samambaia. Regina Almeida, fundadora e presidente do Instituto Tocar, lembrou a importância do toque e do autocuidado para mães e seus bebês.

A palestra sobre Marco Legal da Primeira Infância, com Ivânia Ghesti, gerente do projeto do Pacto Nacional pela Primeira Infância, fechou as contribuições da CIJ-DF ao evento. “Uma das coisas que a CIJ queria deixar marcada é a ênfase das crianças como sujeitos de direito, devendo ser, portanto, protegidas”, explica Karin Calazans.

A V Semana do Bebê foi promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), por meio da Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes do GDF, com o apoio de parceiros, entre os quais a CIJ-DF. Você pode conferir as palestras pelo canal da Sejus no YouTube.

FONTE: CIJ/DF

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *