Notícias Recentes

Confira todas as notícias referentes a abraminj

  • Home / Uncategorized / ABRAMINJ inaugura sala…
ABRAMINJ inaugura sala no Fórum da Infância e Juventude do DF para fortalecer atuação em prol dos direitos de crianças e adolescentes

ABRAMINJ inaugura sala no Fórum da Infância e Juventude do DF para fortalecer atuação em prol dos direitos de crianças e adolescentes

A Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e Juventude (ABRAMINJ) inaugurou, nesta terça-feira (25/2), um espaço no Fórum da Infância e Juventude do Distrito Federal. A cessão da sala pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) reforça o compromisso institucional com a defesa dos direitos infantojuvenis e amplia a capacidade da associação de atuar em articulações estratégicas no âmbito do Sistema de Justiça e da formulação de políticas públicas.

O presidente da ABRAMINJ, juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do trabalho da entidade, que desempenha um papel essencial na articulação de ações voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes. “Recebemos com grande alegria a cessão deste espaço. Sabemos que os recursos para a área da infância são escassos, mas a estrutura é fundamental para qualificar nossa atuação e ampliar nosso impacto na formulação de políticas e na defesa de direitos”, afirmou.

A ABRAMINJ atua em diversas frentes, incluindo o acompanhamento de propostas legislativas no Congresso Nacional, a manifestação em projetos que envolvem o sistema protetivo e socioeducativo e a construção de parcerias institucionais para aprimorar o atendimento à população infantojuvenil. O juiz Evandro Neiva de Amorim, coordenador da Infância e Juventude do TJDFT, ressaltou o significado da presença da associação em Brasília, sede dos três Poderes. “Essa representação no DF é essencial para fortalecer a interlocução e contribuir para a efetivação de políticas públicas que garantam os direitos de crianças e adolescentes”, declarou.

A inauguração da sala contou com a presença de autoridades dos poderes Legislativo e Judiciário, além de representantes da sociedade civil. A deputada distrital Paula Belmonte, que integra a Comissão Externa sobre Políticas para a Primeira Infância da Câmara Legislativa do DF, destacou a relevância da articulação promovida pela ABRAMINJ para a construção de políticas voltadas à infância. “Precisamos assegurar que os recursos e as políticas públicas estejam de fato disponíveis para nossas crianças e adolescentes. A presença da ABRAMINJ em Brasília fortalece essa luta”, pontuou.

A servidora da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJDFT, Ivânia Ghesti, reforçou que a iniciativa está alinhada a um novo paradigma do Sistema de Justiça, que prioriza a atuação preventiva e integrada em prol da infância e juventude. “Estamos sempre trabalhando para essa articulação. Como garantir um futuro melhor para o país se a infância não for reconhecida como prioridade absoluta?”, questionou.

A cerimônia
A cerimônia de inauguração foi marcada pelo corte da fita inaugural realizado pela juíza Lavínia Tupy, titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do DF, e pela deputada Paula Belmonte. Também participaram do evento o juiz Márcio da Silva Alexandre, titular e coordenador da Infância da 2ª Vara da Infância e Juventude do TJDFT; o presidente do Tribunal de Contas do DF, Manoel Paulo de Andrade Neto; o presidente do Fórum Nacional da Justiça Juvenil (Fonajuv), juiz Rafael Souza Cardozo (TJPE); o assessor da CIJ, Carlos Vanderlinde; o Subsecretário de Políticas para Crianças e Adolescentes da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (SEJUS) e representante do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), Diego Moreno de Assis; e o diretor de Relações Institucionais da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (ANGGAD), Hugo Damasceno Teles, entre outras autoridades.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *