A Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Coinju) do Tribunal de Justiça da Paraíba, em parceria com a Escola Superior da Magistratura (Esma), vai ministrar, de forma online, um curso sobre adoção para os pretendentes habilitados em adotar. A iniciativa, inédita no Poder Judiciário estadual, será transmitida pela plataforma Zoom e todas as comarcas do Estado terão acesso ao conteúdo da formação, prevista para acontecer até o final de julho.
O coordenador da Coinju e juiz titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de João Pessoa, Adhailton Lacet Correia Porto, que será um dos palestrantes do curso, informou que ainda vão participar psicólogos, assistentes sociais, pedagogas e pessoas que já adotaram, contribuindo com seus depoimentos.
“Ainda teremos representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública. Durante o curso, serão abordados aspectos jurídicos e legais da adoção, além de temas psicossociais, emocionais, convivência familiar e comunitária”, adiantou o coordenador.
Adhailton Lacet disse que a equipe interprofissional da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital já está mantendo contato com a supervisora da Esma, Rosa Virgínia, e as conversações estão bem avançadas, no sentido da conclusão da formatação do Curso de Adoção.