Dia do Encontro é vencedor do Prêmio Innovare na categoria Tribunal
O Dia do Encontro, evento criado pela Justiça gaúcha para possibilitar a aproximação de crianças e adolescentes aptos a adoção com pretendentes habilitados no Sistema Nacional de Adoção, foi vencedor do Prêmio Innovare 2020. A prática concorreu com outras 88 iniciativas de todo o país, na categoria Tribunal. E, na final, disputou com o projeto Minha Escola, meu refúgio, do TJ do Pará.
Realizada de forma virtual, a 17ª edição do Prêmio Innovare foi apresentada pelo jornalista Heraldo Pereira. Ao todo, foram recebidas 646 práticas. A categoria onde o TJ gaúcho disputava foi a primeira apresentada. O anúncio do vencedor foi feito pela Ministra Vice-Presidente do STF, Rosa Weber.
O Dia do Encontro foi implantado em 2018, pela Coordenadoria da Infância e Juventude do RS (CIJRS). Através da prática inédita, jovens e pretendentes participam de uma tarde de atividades lúdicas, como oficinas de gastronomia, dança, esportes, tudo realizado com o apoio de parceiros voluntários em um ambiente fora dos abrigos. Esse contato direto já permitiu que 10 adoções e outros 4 estão em estágio de convivência com possíveis famílias adotivas.
Emocionada, a Desembargadora Denise Oliveira Cezar, idealizadora do projeto e Corregedora-Geral da Justiça à época, agradeceu a oportunidade e aos colaboradores que ajudaram a colocar em prática o Dia do Encontro. A magistrada citou o desafio de tirar da invisibilidade as crianças e os adolescentes aptos que buscam uma família, destacou servidores, magistrados e colaboradores envolvidos e ressaltou o cuidado, o carinho e o respeito com que a ideia foi concedida.
A Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, celebrou a conquista: “O momento é de gratidão e celebração. Este é um trabalho de fôlego, que modifica a vida de inúmeros jovens e adolescentes. É uma honra, uma alegria receber esse maravilhoso prêmio”, considerou.
Prêmio Innovare.
Realizado pelo Instituto Innovare, o prêmio destaca as boas iniciativas da área jurídica, idealizadas e colocadas em prática por advogados, defensores, promotores, magistrados e por profissionais interessados em aprimorar a Justiça brasileira, facilitando o acesso da população ao atendimento.
FONTE: Texto: Janine Moreira de Souza Assessora-Coordenadora de imprensa: Adriana Arend | imprensa@tjrs.jus.br