Notícias Recentes

Confira todas as notícias referentes a abraminj

  • Home / Notícia / Terceira turma do…
Terceira turma do Curso Preparatório para Adoção está prevista para janeiro de 2021

Terceira turma do Curso Preparatório para Adoção está prevista para janeiro de 2021

A terceira turma do Curso de Preparação Psicossocial e Jurídica para Adoção –  modalidade EAD – está prevista para ocorrer no período de 25/01/21 a 08/02/21. Devido ao feedback positivo dos participantes, a modalidade tem se estabelecido como uma prática continuada e de sucesso. A conclusão do curso é pré-requisito para a habilitação dos candidatos ao processo e inscrição no Sistema Nacional de Adoção (SNA).

Para o gestor da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinju) do TJPB, juiz Adhailton Lacet (titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital), a realização do evento por meio da plataforma digital superou as expectativas, inclusive, pela abrangência nacional, visto que qualquer pessoa de outros estados pode participar.

“O curso tem se mostrado eficaz neste período em que vivemos a pandemia. Foi a forma que encontramos para não paralisar essas atividades na Vara da Infância e Juventude. Por meio de um convênio firmado com a Escola Superior da Magistratura, utilizamos a plataforma da Escola. Gravamos todos os vídeos, com material didático e ilustrativo, e também, temos um momento ao vivo, pelo Zoom”, explicou o magistrado, que realizará a abertura do evento, bem como abordará o Estatuto da Criança e do Adolescente, principalmente, nos aspectos relacionados à temática.

De acordo com a psicóloga e analista judiciária do Setor de Adoção, Miucha Lins Cabral, houve um receio inicial, por ser uma experiência nova. No entanto, os resultados foram positivos desde a primeira turma. “Acredito que a qualidade do conteúdo disponibilizado, bem como a flexibilidade para acessar à plataforma no horário mais oportuno, têm contribuído para o êxito do curso.

A analista explicou que só podem participar da formação as pessoas que já deram entrada no processo de habilitação para adoção. “Se os postulantes forem de João Pessoa, a nossa equipe técnica entrará em contato, via e-mail, para convocá-los. Caso sejam de outras comarcas, é necessário que a equipe técnica ou juiz de cada comarca nos envie um e-mail ou ofício com a relação dos participantes”, adiantou.

O curso encontra-se estruturado em 8 módulos, com as seguintes temáticas: aspectos jurídicos, sociais, psicológicos e pedagógicos da adoção; adoções necessárias; Programa Acolher; acolhimento institucional e apadrinhamento de crianças e adolescentes; e Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). Também são disponibilizados depoimentos de pessoas que já adotaram, perguntas e respostas sobre adoção e um material escrito com as dúvidas mais frequentes.

Miucha revelou, também, que a abertura e o encerramento da capacitação ocorrem ao vivo, através da Plataforma Zoom, com o intuito de propiciar momentos de interação entre os participantes, ainda que virtualmente.

FONTE: Por Gabriela Parente / Gecom – TJPB

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *