Notícias Recentes

Confira todas as notícias referentes a abraminj

  • Home / Notícia / Justiça Comunitária do…
Justiça Comunitária do TJRR promove videoconferências para implementar Justiça Restaurativa

Justiça Comunitária do TJRR promove videoconferências para implementar Justiça Restaurativa

O atendimento à comunidade escolar continua sendo realizado pelo programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), mesmo com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia do coronavírus. Agora o programa ocorre de maneira virtual, atendendo as escolas da capital e do interior por meio de videoconferência.

Durante as sessões, são realizadas palestras com o tema “Comunicação Não Violenta”, com a proposta de levar para a equipe escolar, os familiares e o corpo discente, uma comunicação mais assertiva, promovendo a  implantação da Justiça restaurativa por meio de capacitação, oficinas, palestras e atendimentos. 

Segundo a coordenadora do programa, Marcelle Wottrich, apenas em maio, foram realizados 14 encontros, sendo 12 com escolas da capital e 2 do interior, e a proposta é atender todas as instituições de ensino do Estado.

“Nós temos recebido um retorno positivo das escolas, pois o que inicialmente iria abranger a equipe da escola, hoje ganha um novo formato, afinal, alguns gestores estão solicitando momentos diferenciados. Então, hoje, a gente tem palestras voltadas para os educadores, para equipe escolar e também para os pais e os alunos, atingindo todos os nichos”, explicou. 

Luciana dos Santos é gestora de uma das escolas da capital que solicitou a realização das palestras e comenta que é sempre importante debater esses temas com os alunos. “Após a palestra,  frisamos principalmente, que é preciso ter cuidado com o que falamos nos aplicativos de mensagem porque a maneira como a mensagem é interpretada difere de pessoa para pessoa, e às vezes, nem todo mundo está bem para receber um tipo de mensagem ou alguma brincadeira”. 

O professor coordenador pedagógico, Lúcio Mário, destaca que o ponto alto da palestra é refletir sobre a possibilidade de agirmos de forma inadequada  mesmo quando não queremos, principalmente no contato professor-aluno. 

“Por isso eu creio que as palestras são de extrema importância não só nas escolas, mas nas casas, na sociedade de forma que a maioria, já que não é possível alcançar 100%, entendam o que é uma comunicação não violenta e que possam praticar inclusive no seu cotidiano”. 

JUSTIÇA COMUNITÁRIA – Criado em 2006 o programa Justiça Comunitária é fruto de uma parceria entre o Poder Judiciário e o Governo do Estado de Roraima, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed). Ele auxilia na mediação e gerenciamento de  crises no ambiente escolar com o intuito de reduzir a violência, os casos de bullying,  os conflitos familiares e as tentativas de suicídio. 

FONTE: TJRR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *