Notícias Recentes

Confira todas as notícias referentes a abraminj

  • Home / Notícia / “Minha Escola, Meu…
“Minha Escola, Meu Refúgio” projeto combate violência contra crianças e adolescentes

“Minha Escola, Meu Refúgio” projeto combate violência contra crianças e adolescentes

Iniciado em maio de 2014, o projeto “Minha Escola, Meu Refúgio” alcançou 63 escolas em Belém, incluindo as das ilhas e do Distrito de Icoaraci, além de 246 escolas da área rural e cinco escolas da área urbana do município de Breves, chegando a 314 escolas e mais de 1.820 educadores. Este ano, só nos meses de janeiro e fevereiro, o projeto capacitou 95 educadores através de visitas a sete escolas públicas de Belém. 

O foco nas escolas busca fazer com que os educadores fiquem atentos a sinais de abuso sexual contra os estudantes, já que as instituições de ensino são consideradas a segunda casa de crianças e adolescentes. As atividades incluem visitas às escolas para realização de palestras, além de distribuição de cartilhas e outros materiais educativos, com linguagem clara e acessível.

Nas palestras, são expostas as principais mudanças de comportamento em crianças e adolescentes, indicativas da prática de violência, e também é abordado o procedimento que deve ser adotado pela equipe escolar, explicando sobre as providências a serem tomadas, com os contatos das autoridades competentes.

As atividades incluem visitas às escolas para aulas, bem como distribuição de cartilhas, livretos e outros materiais educacionais em linguagem clara e acessível.

Abaixo, materiais utilizados na  prática “Minha Escola, Meu Refúgio”, do TJPA, que se destina à capacitação/formação de educadores e coordenadores pedagógicos, na prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, contendo também orientações repassadas aos pais de alunos.

Cartilha: https://drive.google.com/file/d/1Xm8PBYCEYobsnkYBoeaNepA3IXoJVylR/view?usp=sharing

Gibi: https://drive.google.com/file/d/11bDzI6qMG8ZAITb35YQF9cfQ29e54p1L/view?usp=sharing


Revista: https://drive.google.com/file/d/1ID1RGD3UkTw0qcVqWD5-T5mGjb1Z3mKB/view?usp=sharing

ABRAMINJ

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *