Notícias Recentes

Confira todas as notícias referentes a abraminj

  • Home / Notícia / Presidente do Foninj…
Presidente do Foninj defende ações para efetivo cumprimento do Marco Legal da Primeira Infância

Presidente do Foninj defende ações para efetivo cumprimento do Marco Legal da Primeira Infância

“Estamos a debater os desafios envolvendo crianças e adolescentes. Avançamos muito, mas continuamos com muitos desafios, embora em menor grau, nesses 34 anos de Constituição Federal e 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, afirmou o Presidente do Fórum Nacional da Infância e da Juventude (Foninj), conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo, Richard Pae Kim, que proferiu, nessa segunda-feira (13), a palestra “Justiça da Infância e Juventude – Importância no Sistema de Justiça e Protagonismo no Poder Judiciário”.

Até quarta-feira (15), o Tribunal de Justiça da Paraíba sedia quatro grandes eventos nacionais: o XXVII Congresso da Abraminj (Associação Brasileira de Magistrados da Infância e Juventude), o XX Encontro do Colégio de Coordenadores da Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça, o XXIX Fonajuv (Fórum Nacional da Justiça Juvenil) e o XII Fonajup (Fórum Nacional da Justiça Protetiva).

Richard Pae Kim fez uma retrospectiva das medidas adotadas para garantir direitos e proteção a crianças e adolescentes no país, destacou as condições de funcionamento dos Conselhos Tutelares e das Varas. Lembrou que o Brasil vivia, há 34 anos, com altíssimas taxas de analfabetismo de adolescentes e de crianças fora da escola. “Entre 1990 e 2017, o percentual de adolescentes fora da escola caiu de 19,6% para 4,7%. Também houve uma queda na taxa média de analfabetismo, baixando de 12,5 para 1,4% em 2013”, afirmou o juiz.

E acrescentou: “Penso que a pandemia acabou atingindo os mais vulneráveis, dentre eles as crianças. Com esvaziamento das escolas, sofreram grande violência doméstica em muitos pontos do País. A fome atingiu, em especial, as crianças brasileiras. É indispensável que a Justiça esteja preparada para atender a toda essa gama de milhões de pessoas”.

Para o Presidente do Fonajuv, é importante estruturar melhor as varas da Infância e Juventude e indicar as mudanças legislativas que precisam de maior atenção dos juízes e equipes técnicas, para o efetivo cumprimento do Marco Legal da Primeira Infância.

-
Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Saulo Benevides

Ao falar sobre a realização dos eventos, o Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, disse que “durante três dias, serão debatidos temas da maior relevância a respeito da proteção que a Justiça e a sociedade tem de proporcionar ao público infantojuvenil. São conteúdos atuais e de grande interesse de todos nós que fazemos a Justiça, com a participação de conferencistas de renome nacional e integrantes de todos os tribunais brasileiros”.

-
Coordenador estadual da Infância e Juventude da Paraíba, Desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira

O coordenador estadual da Infância e Juventude e Desembargador do TJPB, Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, foi um dos magistrados convidados a fazer uso da palavra, durante a abertura da solenidade. Ao lembrar dos 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ele afirmou que é fundamental perceber que todas as questões envolvendo esse segmento dependem de um posicionamento do Estado. “O ECA, até hoje, é criticado na sua essência, com falas sobre proteção de adolescentes que praticam atos infracionais”, disse.

“Hoje, temos 33 milhões de pessoas que passam fome no Brasil e o desemprego atinge 12 milhões de cidadãos e cidadãs brasileiros. Esses fatores afetam, diretamente, as crianças, além de toda uma conjuntura da sociedade, no ambiente de quase pós-pandemia. Tudo isso tem reflexo direto na proteção da criança e do adolescente, que precisa ser encarada como medida de Estado, com políticas públicas voltadas para isso”, afirmou o coordenador.

Foto do Presidente da AMPB, juiz Max Nunes de França
Presidente da AMPB, juiz Max Nunes de França

Já o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Max Nunes de França, disse que a classe da magistratura estadual recebe essas iniciativas com grande satisfação e com a certeza de bons encaminhamentos. “Estamos recebendo todos os juízes da Infância e Juventude do País, com oportunidade única de trazer, ao debate, matérias novas que estão em discussão em todo o Brasil. Certamente, teremos encaminhamentos necessários para decisões com maior segurança jurídica aos jurisdicionados da Infância e Juventude”, adiantou.

-
Desembargador José Antônio Daltoé Cézar

Por sua vez, o Presidente da Associação Brasileira de Magistrados da Infância e Juventude (Abraminj), Desembargador José Antônio Daltoé Cézar (RS), reforçou que a Paraíba é sede de quatro eventos que reúnem dezenas de juízes da Infância de Juventude, que vêm tratar dos assuntos mais palpitantes à proteção e à socioeducação das crianças e adolescentes. Esta é a primeira vez que a Abraminj faz seu Congresso Nacional fora de Brasília

“É salutar informar que a violência empregada contra jovens e crianças, antes não denunciada, tem ganhado visibilidade e estamos nos capacitando para enfrentarmos esse tipo de violência da melhor forma possível, inclusive, para prevenir que ela aumente. Essa é uma das funções dos juízes da Infância e Juventude”, ressaltou Daltoé Cézar.

Por Fernando Patriota

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *