Notícias Recentes

Confira todas as notícias referentes a abraminj

  • Home / Notícia / Projeto “Doe um…
Projeto “Doe um Futuro” do juiz Sérgio Luiz (TJRJ), conquista Prêmio Destaque do Innovare

Projeto “Doe um Futuro” do juiz Sérgio Luiz (TJRJ), conquista Prêmio Destaque do Innovare

A iniciativa “Doe um Futuro”, do juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, conquistou o Prêmio Destaque da 19ª edição do Prêmio Innovare. O anúncio foi feito pela Comissão Julgadora da premiação, que escolheu como vencedora a prática que mais se identificou com o tema: “Educação e Cultura: o futuro do país”.

“O Doe um futuro” funciona dentro do Projeto de Apadrinhamento da 4ª Vara da Infância da Juventude e do Idoso da Capital. Através da iniciativa, os padrinhos financiam cursos profissionalizantes para os adolescentes em situação de vulnerabilidade. O objetivo é impulsionar a formação profissional desses jovens. Ao todo, mil adolescentes já foram beneficiados.

“Nós temos adolescentes que, ao completarem 18 anos, devem deixar o abrigo. Por isso a profissionalização é importante. A ideia do ‘Doe um futuro’ é conceder ao jovem a autonomia financeira, a possibilidade de se sustentar exercendo atividade laborativa”, explica o juiz Sérgio Ribeiro.

A iniciativa foi implementada com a ajuda da Comissária de Justiça Vânia Dias da Paixão, do TJRJ; da empresa de publicidade Vitório CI, que provê a página www.apadrinhar.org e das equipes técnicas da Vara da Infância e Juventude e dos serviços de acolhimento. Também dão apoio ao projeto a Multiplan, Instituto Atitude e a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj).

Esta é a segunda vez que o juiz Sérgio Luiz é premiado pelo Innovare. Em 2015, o magistrado venceu, na categoria juiz, com o projeto “Apadrinhar- Amar e Agir para materializar sonhos”. Direcionado para crianças e adolescentes que vivem em instituições de acolhimento, com possibilidades remotas de reinserção familiar e adoção, o Programa tem como objetivo construir laços afetivos e propiciar apoio material para crianças e adolescentes acolhidas em instituições no estado do Rio de Janeiro.

O Prêmio

O prêmio Innovare foi criado em 2004, com objetivo de identificar e disseminar práticas inovadoras da Justiça. Desde então, já premiou mais de 250 ações, além de possuir um banco de dados, acessível a todos interessados, com mais de oito mil iniciativas. 

A premiação é uma realização do Instituto Innovare, em parceria com o Consellho Nacional de Justiça (CNJ), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), o Conselho Federal da OAB, a Associação Nacional dos Procuradores da Repúlica (ANPR), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), e o Grupo Globo. O conselho superior do Instituto Innovare é presidido pelo ministro Ayres Britto.  

FONTE: TJRJ – Foto: Brunno Dantas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *