Notícias Recentes

Confira todas as notícias referentes a abraminj

  • Home / Notícia / Projeto social Partiu…
Projeto social Partiu Aula na Justiça forma quarta turma com reincidência zero

Projeto social Partiu Aula na Justiça forma quarta turma com reincidência zero

O projeto social Partiu Aula na Justiça, que oferece a jovens envolvidos em atos infracionais aprendizado em criação musical, expressão, cultura, cidadania e educação profissional, formou a quarta turma na tarde dessa quinta-feira (25/8), em cerimônia no Centro Integrado de Atendimento da Criança e do Adolescente (CIACA), em Porto Alegre.

Sete adolescentes receberam certificados de conclusão na atividade – que consistiu na criação de letra e composição de um rap, gravado em vídeo e apresentado na solenidade.

Tamira, por exemplo, acompanhou a exibição ao lado do filho J., de 14 anos. Para ela, a formatura do menino é como o fim de um pesadelo. “É gratificante. A gente sofreu muito com essa iniciativa dele de ter se envolvido com o tráfico, de ter se envolvido com pessoas erradas. Agradeço a oportunidade, acho que foi um aprendizado muito grande para ele. Tô muito feliz!”.

Somando-se a outros, são agora 32 alunos formados desde março, com índice zero de reincidência entre eles. “O projeto vem se consolidando”, comemorou o Juiz de Direito Charles Maciel Bittencourt, Coordenador do projeto Justiça Instantânea. “Até alguns jovens que passaram pelo projeto e por algum motivo ou outro não puderam continuar, até como esses a gente tem um percentual de redução da reincidência”, completou.

Segundo o magistrado, 84% dos alunos indicados à participação (que é voluntária), concluem o curso, ministrado em cinco aulas pelo Rapper e educador social Rafa Rafuagi. A partir da conclusão integral e envolvimento nas oficinas, e conforme avaliações da equipe do JIN, os jovens têm os processos contra eles extintos. Alunos que já passaram pela capacitação podem se tornar monitores remunerados.

Presente ao evento, a Coordenadora do Programa Fazendo Justiça (CNJ/PNUD), Camila Belinaso de Oliveira, parabenizou os formandos e disse que o CIACA é referência nacional, e que o Partiu Aula na Escola é exemplo que pode ser replicado para outros Estados.

Uma estante de livros diferente

Em mais uma iniciativa ligada ao Partiu Aula na Justiça, hoje foi inaugurada uma geloteca no espaço do CIACA. O nome divertido serve para identificar uma geladeira velha reformada pelos próprios alunos dessa quarta turma, que agora é uma “estante” de livros. Toda pintada, a decoração tem mensagens com pedidos de menos violência, racismo e corrupção, mais respeito e justiça.

Na geloteca pega os livros quem se interessar, e doa quem puder. Segundo Rafa Rafuagi, há mais de 100 gelotecas no RS, mas essa é primeira num espaço do Judiciário, uma iniciativa de humanização do local, frequentado por jovens e seus familiares.

Participaram do evento o Juiz de Direito Cristiano Vilhalba Flores, representando a AJURIS, o Promotor de Justiça do Ministério Público/RS Pedro Jardel da Silva Coppeti, a Delegada Titular da 2ª DPCA-DECA Sabrina Teixeira, a Assessora Jurídica da Coordenadoria da Infância e da Juventude do RS, Carine Caus Caon.

O Partiu Aula na Justiça é fruto de parceria entre o Poder Judiciário Estadual (através do JIN), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público do RS (MPRS), com o objetivo de proporcionar o aprofundamento do senso crítico, a preparação para o mercado de trabalho e o aprofundamento cultural dos envolvidos.

FONTE: TJRS – Texto: Márcio Daudt / Diretora de Imprensa: Rafaela Souza | dicom-dimp@tjrs.jus.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *