Notícias Recentes

Confira todas as notícias referentes a abraminj

  • Home / Notícia / Segunda etapa do…
Segunda etapa do Curso de Preparação à Adoção termina com mais de 50 pessoas habilitadas

Segunda etapa do Curso de Preparação à Adoção termina com mais de 50 pessoas habilitadas

Foi encerrada, nessa quarta-feira (14), a segunda etapa do Curso de Preparação para Pretendentes à Adoção, voltado às comarcas da 1ª Circunscrição do Poder Judiciário estadual. A capacitação aconteceu na modalidade a distância, dentro do Ambiente Virtual de Aprendizado da Escola Superior da Magistratura (Esma) e contou com a participação de 53 pretendentes das comarcas de Santa Rita, Cabedelo, Campina Grande, São José de Piranhas e João Pessoa, além de dois casais do Distrito Federal. Todos receberam certificados, na forma semipresencial, estando aptos para adotar.

O titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude da Capital e coordenador estadual da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba, juiz Adhailton Lacet, agradeceu a participação de todos e, durante o discurso de encerramento, avaliou esta etapa como muito positiva, registrando a satisfação pela boa receptividade por parte dos pretendentes que fizeram a formação.

“Fiquei muito satisfeito. Com certeza, essa modalidade de capacitação virtual veio para somar e para ficar, mesmo que nós tenhamos, novamente, os encontros presenciais, essa nova plataforma permanecerá. A adesão foi muito boa, inclusive com a participação de pretendentes de outros Estados”, pontuou o magistrado, ressaltando a participação de professores universitários, da equipe interprofissional da área, dos representantes da Defensoria Pública e do Ministério Público estadual, e do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de João Pessoa (Gead-JP).

A analista judiciária, bacharel em Direito e Serviço Social, Nataly de Sousa Pinheiro Rosas (doutoranda em Ciências Jurídicas), que ministrou palestra durante o evento, salientou que o curso é ministrado por vários profissionais, de várias áreas de atuação. Ela ressaltou o fato de que a formação é jurídica, psicológica e social para os pretendentes que estão se habilitando para adoção. “A iniciativa é importantíssima, tanto para a preparação quanto para o aprimoramento do conhecimento relativo ao tema. Esses esclarecimentos vão facilitar, inclusive, as próximas etapas do processo”, disse.

Já a analista judiciária e psicóloga da 1ª Vara da Infância e da Juventude de João Pessoa, Miucha Lins Cabral, revelou ser o Curso de Preparação Psicossocial, Pedagógica e Jurídica para Adoção um requisito legal dos processos de habilitação para adoção, previsto no artigo 197-C, § 1º, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ela informou, também, que a formação é um rico momento de aprendizagem e de troca de experiências para os postulantes à adoção.

“Este ano, em decorrência da pandemia da Covid-19, nos reinventamos para realizar os cursos de adoção e, para tanto, contamos com a participação de profissionais experientes na área, além de professores universitários que pesquisam sobre a Infância e a Juventude. Até o presente momento, para a nossa alegria, o feedback tem sido muito positivo”, festejou a psicóloga.

FONTE: Por Lila Santos/Gecom-TJPB

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *