Notícias Recentes

Confira todas as notícias referentes a abraminj

  • Home / Notícia / Grupo de Trabalho…
Grupo de Trabalho Coordenado pelo TJPR elabora Projeto de Lei para criação de central de vagas no sistema socioeducativo

Grupo de Trabalho Coordenado pelo TJPR elabora Projeto de Lei para criação de central de vagas no sistema socioeducativo

O objetivo é buscar um respaldo legal para garantir maior eficácia e segurança jurídica quando da aplicação das regulamentações específicas ao atendimento socioeducativo 

O Conselho Estadual dos direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) aprovou a minuta do Projeto de Lei Estadual para a criação da Central de Vagas no sistema socioeducativo, no dia 28 de maio de 2021. O texto foi apresentado pelo Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) Ruy Muggiati, em reunião da Plenária do CEDCA. 

A minuta foi construída de forma colaborativa, como resultado de reuniões do Grupo de Trabalho criado para essa finalidade, supervisionado pelo Desembargador Ruy Muggiati, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Carcerário e Socioeducativo (GMF) e coordenado pela Dra. Cláudia Catafesta, Juíza de Direito integrante do GMF para assuntos de socioeducação. Também integraram o Grupo de Trabalho a Coordenadora Estadual da Infância e Juventude do TJPR, Dra. Noeli Reback, o Ministério Público do Paraná (MPPR), a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPPR), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Paraná, o CEDCA, o Departamento de Atendimento Socioeducativo da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) do Governo do Paraná e, como convidado especial, o advogado Pedro Giamberardino. 

Embora a Central de Vagas já esteja implantada no Estado do Paraná pela Resolução nº 169/2018, da SEJUF, os diálogos em torno da criação de uma Lei Estadual buscam um respaldo legal capaz de garantir maior segurança jurídica quando da aplicação das normas no âmbito socioeducativo.  

Com o funcionamento da Central de Vagas e sua institucionalização através de Lei, o Estado do Paraná se adianta na consolidação de uma política nacional voltada à garantia de direitos aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e que recentemente foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pela Resolução nº 367 de 19 de janeiro de 2021, a qual dispõe sobre diretrizes e normas gerais para a criação da Central de Vagas no Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, no âmbito do Poder Judiciário. 

O Projeto de Lei encontra-se, atualmente, sob análise da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e, posteriormente, será enviado à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para apreciação. 

Leia o relatório final do GMF sobre o Projeto de Lei, clicando aqui.

FONTE: TJPR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *